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ELEMENTOS DE LIGAÇÃO

Assim como é de vital importância a escolha correta do aço a ser empregado no processo de fabricação das estruturas metálicas, de acordo com suas características de resistência estrutural e à corrosão atmosférica, a mesma preocupação deve se ter com os elementos de ligação.

A qualidade dos materiais, empregados nas ligações ou vinculações entre as barras de aço e destas com os demais elementos estruturais, sejam eles em aço ou concreto, garantem a segurança e a durabilidade da solução proposta no projeto estrutural metálico.

Os elementos de ligação, empregados em estruturas metálicas, são os seguintes:

  • LIGAÇÕES SOLDADAS – o processo de soldagem é o mais empregado industrialmente como elemento de ligação dos componentes das estruturas metálicas. Conceitua-se a soldagem, como sendo a operação que visa a união de duas ou mais peças, assegurando na junta, a continuidade das propriedades físicas e químicas do material de base.

Entende-se por material de base, o material que constitui as partes a unir e por material de adição, o material que será usado como enchimento no processo de soldagem (da mesma natureza do das partes), capaz de preencher as folgas entre as superfícies a unir.

No Grupo Metalplan usa-se o processo de soldagem com arco elétrico, onde são empregados eletrodos revestidos e arames cobreados (para solda tipo MIG/MAG) como material de base.

Os eletrodos consumíveis empregado no Grupo Metalplan obedecem a norma AWS D1.1, Structural Welding Code (estruturas soldadas de aço carbono e de baixa liga) pois o principal objetivo, quando se produz uma ligação soldada é o de assegurar soldas perfeitas que combinam as propriedades de corrosão e mecânica com o metal base.

 

Assim como é de vital importância a escolha correta do aço a ser empregado no processo de fabricação das estruturas metálicas, de acordo com suas características de resistência estrutural e à corrosão atmosférica, a mesma preocupação deve se ter com os elementos de ligação.

A qualidade dos materiais, empregados nas ligações ou vinculações entre as barras de aço e destas com os demais elementos estruturais, sejam eles em aço ou concreto, garantem a segurança e a durabilidade da solução proposta no projeto estrutural metálico.

 

  • LIGAÇÕES APARAFUSADAS – os parafusos utilizados nas construções metálicas são normalmente o comum - ASTM A-307 e os de alta resistência – ASTM A-325 e O ASTM A-490 (ASTM - American Society for Testing and Materials). Os parafusos de alta resistência são montados com protensão (torque especificado de montagem) e requerem cuidados especiais com relação às arruelas e ao acabamento da superfície de contacto das partes ligadas. Os parafusos comuns são montados sem especificação de torque de montagem e não requerem cuidados especiais. Os parafusos de alta resistência são usados em ligações de mais responsabilidade enquanto os comuns são usados em ligações não estruturais ou secundárias.

ANCORAGENS – sua função é transmitir o carregamento das estruturas metálicas para as estruturas de concreto. A escolha da ancoragem adequada, depende das cargas a que estará exposta, conforme determinado por norma da ABNT. Existem dois sistemas para se estabelecer esta vinculação, dependendo do estágio em que a obra se encontra.

O primeiro sistema é a forma de vinculação mais econômica à estrutura de concreto, pois se dá ainda na etapa de concretagem, quando barras de aço estrutural são solidarizadas à estrutura de concreto, constituindo assim a ancoragem para a estrutura metálica. Nos casos de alvenaria estrutural, os projetos estruturais usualmente determinam o reforço da alvenaria com concreto para a instalação das ancoragens para a estrutura metálica.

O segundo sistema é empregado quando a estrutura de concreto já foi executada, ou o projeto estrutural de concreto foi concebido de forma que as ancoragens devam ser fixadas posteriormente a concretagem. Neste caso as soluções mais usuais são as seguintes:

  • RESISTÊNCIA, ATRAVÉS DE FURAÇÕES NA ESTRUTURA DE CONCRETO E POSSUEM EM CADA EXTREMIDADE PORCA E ARRUELA, ONDE É DADO O TORQUE.
  • PARA O SISTEMA DE ANCORAGEM MECÂNICA EXISTE UMA GAMA DE PRODUTOS EM FUNÇÃO DO CARREGAMENTO A SER APLICADO. ESTE SISTEMA IMPLICA EM ABRIR UM FURO NO CONCRETO PARA A INSTALAÇÃO DA ANCORAGEM. A PARTIR DO APARAFUSAMENTO DA ANCORAGEM COM O TORQUE INDICADO, É ABERTO O CONE NA EXTREMIDADE INTERNA, GERANDO A RESISTÊNCIA PARA A ANCORAGEM.
  • A EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE ANCORAGEM MECÂNICA É UM SISTEMA DE ANCORAGEM QUÍMICA, QUE IMPLICA NO USO DE ADESIVOS, PODENDO SER INSERIDOS NO FURO DE CONCRETO ATRAVÉS DE AMPOLAS OU INJETADOS POR BISNAGAS. NESTE CASO, TANTO PODEM SER USADAS AS ANCORAGENS MECÂNICAS, QUANTO BARRAS DE AÇO ESTRUTURAL.